INFORMAÇÕES GERAIS DE TRABALHO CIENTÍFICO
1) Os Trabalhos Científicos poderão ser
submetidos como resumos ou como trabalhos completos, nas modalidades Pôster ou
Comunicação Oral.
2). Os artigos completos poderão ser inseridos na
Revista Psicopedagógica, desde que submetidos e aceitos conforme as normas do
Corpo Editorial do periódico.
3) Todo Trabalho Científico inscrito deve seguir
as normas dispostas neste Regulamento, caso contrário será automaticamente
recusado.
4) Só serão avaliados os Trabalhos Científicos em que no mínimo dois
dos autores estejam inscritos na I Jornada Científica de Psicopedagogia ABPp
Seção Piauí - As Pesquisas Científicas no Campo
da Psicopedagogia.
5). Cada autor poderá encaminhar até dois trabalhos
individuais ou coletivos. Os trabalhos coletivos podem ter um autor e no máximo
dois co-autores, dos três, pelo menos dois deverão realizar a inscrição no
evento.
6) O Trabalho Científico, individual ou em
grupo, poderá ser resultante de pesquisa concluída ou em andamento que
apresente análise preliminar; relato de experiência; estudo de caso; relato de
estágio/prática supervisionado (a).
7) Todo Trabalho Científico deverá ter seu tema articulado a um dos
Eixos Temáticos propostos para a I Jornada Científica de Psicopedagogia ABPp
Seção Piauí - As Pesquisas Científicas no Campo
da Psicopedagogia.
8) Os autores deverão ter o cuidado de atender à
exigência: de não identificação de nomes, instituições e outras informações no
corpo do resumo ou do texto, pelas quais o trabalho possa ser identificado, uma
vez que o processo requer o atendimento à isenção de conflitos de interesse e
deve ser feita por pares cegos, que sejam isentos na avaliação.
9) Os trabalhos de áreas afins devem ser
inscritos de acordo com a temática indicada nos diferentes eixos.
10) A avaliação dos Trabalhos se dá pela Comissão
Científica devendo atender a todos os critérios especificados neste
Regulamento. Serão avaliados por pares cegos e pareceristas ad hoc, que têm como critérios de análise os que
constam deste Regulamento, não cabendo recurso, parecer ou
justificativa no caso de reprovação de um trabalho, sob qualquer
hipótese.
11) Os trabalhos devem ser submetidos no formato das
orientações deste informativo disponibilizados no blog da ABPp Seção Piauí,
de acordo com as modalidades de apresentação.
12) A lista dos Trabalhos Científicos aprovados
será divulgada no blog www.abppsecaopiaui.blgspot.com.br na data indicada no
cronograma.
MODALIDADES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
No ato da
inscrição é obrigatório indicar em qual modalidade o Trabalho Científico será
inscrito: Comunicação Oral ou Pôster, em forma de resumo ou trabalho completo.
Também deverá ser informada o eixo em que o Trabalho corresponde.
Comunicação
Oral
Podem ser
apresentados nesta modalidade relatos de pesquisas, relatos críticos de
experiências, estudos de casos, relatos de estágios/práticas
supervisionados(as). Poderão ser propostos por pesquisadores, profissionais das
áreas da Psicopedagogia, da Saúde, da Educação ou áreas afins, pesquisadores,
professores, supervisores, estudantes. A apresentação dos trabalhos aprovados
será feita em Sessões de Comunicação Oral, com tempo de 15 minutos para cada
trabalho, num grupo de até 5 trabalhos agrupados de acordo com o Eixos
Temáticos abaixo discriminados. Cada Sessão de Comunicação Oral terá um
coordenador indicado pela Comissão Organizadora do evento. Os trabalhos
completos nessa modalidade deverão conter entre 10 a 15 páginas, excluindo-se o
título, a identificação dos autores e da instituição e as referências. Os
resumos deverão conter no máximo 300 palavras, excluindo-se título,
palavras-chave, referências. Para a elaboração dos resumos e trabalhos
completos os autores deverão seguir as normas apresentadas no item Normas para
Formatação dos Trabalhos.
Pôster
Tem a
finalidade de demonstrar relatos de pesquisa, estudos de caso (individual,
grupal, institucional). Podem ser propostos por professores, pesquisadores,
profissionais e estudantes da Psicopedagogia, da Educação e de áreas afins.
Haverá exposição nas denominadas sessões de pôsteres com datas e horários
estipulados pela Comissão Organizadora. O template do pôster (disponibilizado
no site) deverá ser submetido para avaliação. Se aprovado, imprimir a
apresentação gráfica, com qualidade estética nas seguintes especificações:
Título, autor(es) com e-mail, instituição que representa(m),
introdução/justificativa, objetivos, referencial teórico, metodologia,
resultados e referências. Deve atender as medidas de 90 cm de largura por 1,10
m de comprimento.
NORMAS PARA ESTRUTURA E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS
O
respeito aos critérios de normalização e formatação definidos pelo evento, são
condições para que os trabalhos sejam publicados nos anais, portanto o arquivo
deve seguir as seguintes instruções gerais:
a)
deve ser utilizado este modelo para a digitação do trabalho, portanto a
extensão do arquivo sempre será.doc ou docx;
b)
não pode ultrapassar 2 megas;
c)
papel tamanho A4;
d)
margem superior e inferior com 3 cm;
e)
margem esquerda e direita com 2,5 cm;
f)
as páginas não devem estar numeradas;
g)
fonte: Times New Roman 12 para o texto.
O
trabalho deverá conter os seguintes elementos de apresentação:
h)
título;
i)
grupo de trabalho;
j)
resumo;
k)
palavras-chave (até cinco);
l)
introdução;
m)
desenvolvimento (subtítulos adequados ao objeto de estudo);
n)
considerações finais ou conclusão;
o)
referências.
O
“título
do trabalho” deverá
ser apresentado em negrito, todos os caracteres maiúsculos, tamanho da fonte 14, centralizado,
espaçamento 1,5. O título não deverá exceder 12 palavras.
O
item “Eixo“ devem ser digitados
em fonte 12, alinhamento à direita, espaçamento simples.
Para
o subtítulo “Resumo” deve ser utilizada
a fonte
12,
negrito, parágrafo simples, alinhado a esquerda e sem margem de parágrafo.
O
texto do resumo deverá ser em parágrafo único, fonte 12, espaçamento simples,
justificado, sem margem de parágrafo. O texto deverá ter 300 palavras. Para fazer esta
verificação, utilize o recurso “Contar palavras”, disponível no Word.
Os
resumos para os trabalhos nas modalidades Comunicação Oral e Pôster deverão
conter a indicação clara do tema, do objetivo e/ou problema de pesquisa,
descrição dos principais procedimentos metodológicos, apresentação sintética do
referencial teórico utilizado para a análise dos dados e apresentação dos
principais resultados.
O
item “Palavras-chave:” tem fonte 12 e
negrito. Os descritores, entre 3 e 5, têm fonte 12, sem
negrito.
Comunicação Oral
Estrutura do
resumo
Objetivo: indicar o propósito do estudo e a hipótese se for o caso.
Metodologia: incluir a proposta metodológica, o
ambiente do estudo, os assuntos, o diagnóstico e intervenção, o tipo de
análise. As referências necessárias devem ser incluídas no decorrer do próprio
texto.
Fundamentação teórica: indicar os autores principais
consultados.
Resultados e Discussão: apresentar de forma clara e
objetiva, os dados da pesquisa e a discussão decorrente dos mesmos.
Conclusão ou Considerações Finais: a partir do objetivo do
trabalho enfatizar as principais conclusões.
Formatação
Título: em negrito, todas as letras maiúsculas, Times New Roman
ou Arial 12.
Autor(es)
Nome(s) do(s)
autor(es) deve ser escrito com fonte Times New Roman ou Arial 12, sem negrito,
sendo apenas a primeira letra maiúscula, começando pelo último sobrenome,
seguido de espaço e as iniciais dos nomes. Ex: Maria Clara Rocha Santos –
Santos, M. C.
Instituição
Informar a
instituição à qual pertence (m) o(s) autor(es), ou onde o estudo foi realizado,
fonte Times New Roman ou Arial 12.
Palavras-chave
Inserir logo
abaixo do resumo, os termos principais que expressem ideias centrais do assunto
abordado podendo ser termos simples e/ou compostos, são separadas entre si por
ponto final, seguidas de letra maiúscula. (entre 3 e 5)
Referências
Apresentar
por ordem de entrada no texto e numeradas consecutivamente de forma sobrescrita,
sendo obrigatória sua citação. Exemplo: como já demonstraram diversos autores1,2,3. Nas referências devem ser citados todos os
autores do estudo, quando até seis – acima deste número, citam-se os seis
primeiros seguidos de et
al.
Pôster
.
Introdução
Deve indicar
o objetivo do trabalho e a hipótese formulada
Metodologia
Fundamentação
metodológica, descrições dos procedimentos utilizados.
Resultados
Síntese dos
achados, podendo ser apresentados com figuras ou tabelas que ilustrem pontos importantes.
Discussão
Inclui o
achado, a validade e o significado do trabalho.
Conclusão
Ou
considerações finais.
Referências
Apresentar
por ordem de entrada no texto e numeradas consecutivamente de forma
sobrescrita, sendo obrigatória sua citação. Exemplo: como já demonstraram
diversos autores1,2,3. Nas referências devem ser
citados todos os autores do estudo, quando até seis – acima deste número,
citam-se os seis primeiros seguidos de et
al.
O título não
deverá exceder 12 palavras.
O texto deverá
conter até 3200 toques sem espaço ou 3800 toques com espaço, excluindo-se o título, a identificação dos autores
e da instituição e as referências. Deverá ser apresentado de forma clara o tema
e a problematização, os objetivos, procedimentos de coleta e análise de dados
(em caso de pesquisa empírica), ou os procedimentos de intervenção (em estudos
de caso ou relatos de experiências), os resultados e as conclusões. No caso de
trabalhos teóricos, que refiram à revisão da literatura, constar os objetivos,
a teoria, a discussão e as conclusões. O resumo consiste na apresentação
concisa dos pontos principais de um texto e constitui-se em uma sequência de
frases objetivas e não simples enumeração de tópicos. Deverá ser escrito
em um único texto, sem parágrafos e sem divisões.
As palavras-chave são
aquelas que mostram os assuntos abordados no trabalho e podem ser de número de
3 a 5.
Resumo e Summary: São obrigatórios para os
trabalhos completos, devendo conter no máximo 250 palavras. Após o resumo
deverão ser indicados no máximo seis Palavras-Chave.
O Summary (tradução do resumo
para o inglês) deve acompanhar o mesmo modelo do resumo e ser seguido de
Key-words (tradução das palavras-chave para o inglês).
A Comissão Científica se dá ao
direito de excluir referências não indicadas no texto ou elaboradas
erroneamente.
EXEMPLOS DE TIPO DE
REFERÊNCIAS
Só um autor:
Barone,
LMC. Reflexões sobre inclusão: desamparo e compromisso ético. Revista.
Psicopedagogia, 2013; 93 (30): 212-217.
Dois a seis autores:
Costa
AC, Dorneles BV, Rohde LAP. Identificação dos procedimentos de contagem e dos
processos de memória em crianças com TDAH. Psicologia Reflexão e Critica. 2012;
25(4):791-801.
Mais de seis autores:
Pedreira
C, Mormann F, Kraskov A, Cerf M, Fried I, Koch CE, et al. Responses of human medial temporal lobe neurons are modulated by
stimulus repetition. J
Neurophysiol. 2010; 103:97-107.
Ausência de autor:
Revista
de Pedagogia. Educação dos anos iniciais. [Suplemento]. São Paulo, v. 7, 2007.
Organização como autor:
American
Psychiatric Association APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos
Mentais. 5.ed.: DSM-5. Porto Alegre: Arte Médica Editora, 2014.
Livros e outras obras monográficas:
Noffs
NA. Psicopedagogo na rede de ensino: a trajetória institucional de seus
atores-autores. 2ª ed. São Paulo: Ed. Elevação, 2008.
Capítulo de livro:
Castanho,
MIS. Algumas considerações a respeito da avaliação psicopedagógica das
dificuldades de aprendizagem. RMJ Scicchitano e MIS Castanho. Avaliação
Psicopedagógica: recursos para a prática. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2013,
205-218.
Dissertação/Tese:
Andion
MTM. O Jogo de Areia intervenção psicopedagógica à luz da teoria psicogenética
de Piaget. [Mestrado em Psicologia]. São Paulo: Universidade São Marcos, 2007.
Referência em formato eletrônico:
Fundação
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Demográfico da
população, 2010. Disponível no URL:
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/
SOBRE
O ENVIO DOS RESUMOS OU TRABALHOS COMPLETOS
–
Trabalhos enviados fora do prazo, ou fora das normas apresentadas não serão
considerados;
–
Importante lembrar que o envio de trabalhos para a I Jornada Científica de
Psicopedagogia ABPp Seção Piauí - As Pesquisas Científicas no Campo da Psicopedagogia,
está
vinculado à aceitação integral e irrestrita de todas as normas aqui
especificadas;
– No
momento da submissão, atender às instruções especificadas neste informativo.
– Os
resumos serão publicados exatamente como enviados. Erros de digitação,
gramática ou de conteúdo científico são de responsabilidade do autor, erros
excessivos levarão à desclassificação pela Comissão Científica e
pareceristas ad hoc.
ENVIO DOS TRABALHOS:
-
Enviar até 07 de outubro 2018 para o
e-mail: abppsecaoppiaui@gmail.com.
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